A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.59974/1984-8153.2023.7Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, indicadores de gestão, CPAResumo
A autoavaliação institucional consiste em um processo que propõe realizar uma análise reflexiva, orientado por diretrizes e indicadores específicos, com o objetivo de identificar caminhos e soluções que possibilitem a melhoria da instituição de ensino superior nas esferas pedagógica, administrativa, política e técnico-científica. Considerando que a autoavaliação institucional é uma importante ferramenta para orientar gestores no planejamento estratégico, o objetivo deste trabalho foi observar as etapas do processo, analisando resultados e suas aplicações na gestão educacional. O trabalho foi desenvolvido a partir do acompanhamento das atividades da Comissão Própria de Avaliação de uma Instituição de Ensino Superior Privada de Curitiba, Paraná, durante o ano de 2021. Análises documentais dos Relatórios de Autoavaliação Institucional, do Projeto de Autoavaliação Institucional e do Plano de Desenvolvimento Institucional também foram realizadas. Acompanhar as etapas da autoavaliação, desde a sensibilização até a divulgação dos resultados, é essencial para um melhor entendimento e valorização do processo. Desde sua implantação na faculdade estudada, a CPA vem contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento institucional, promovendo a melhoria contínua em todos os segmentos acadêmicos. O processo de autoavaliação deve contar com a participação da comunidade acadêmica e ser facilitado pelos gestores, possibilitando um efetivo trabalho da CPA, proporcionando melhorias educacionais e maior efetividade social.
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