Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Foi incluido nome completo, e-mail, país e biografia resumida de todos os autores na submissão (obrigatório).
  • O manuscrito é original e inédito, e não está sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Declaro(amos) que a obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo a Revista Gestão & Saúde apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Gestão & Saúde não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
  • Assumo(imos) total responsabilidade pelas citações e referências bibliográficas utilizadas bem como sobre os aspectos éticos que envolvem os participantes do estudo.
  • Formatação: O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos referente as Diretrizes para Autores, da Revista.
  • Revisão: Revisado ortografia, gramática e tradução do resumo para o português antes da publicação.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

 

  1. APRESENTAÇÃO

 A Revista Gestão & Saúde é um periódico científico que publica Artigos Científicos Inéditos e Relatos Casos e de Experiências resultantes de estudos teóricos, práticos, vivências e pesquisas de acesso livre, público e de revisão por pares, em edições semestrais com números publicados em formato online.

 A Revista Gestão & Saúde tem como missão disseminar experiências e os avanços no campo que incidem na produção do conhecimento sobre as áreas de das ciências da saúde: Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Odontologia, Psicologia, Segurança no Trabalho ou disciplinas correlatas.

 

  1. ESCOPO E POLÍTICA

São considerados para publicação apenas artigos originais de trabalhos que apresentem reflexão sobre temas relevantes relacionados à Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Odontologia, Psicologia, Segurança no Trabalho e a áreas afins, incluindo artigos de revisão de literatura (críticas, analíticas, descritivas, metanálise, etc.), relato de caso, depoimentos (relato de experiências) e pesquisas laboratoriais (experimentais).

Na submissão de um artigo, o autor deve informar na carta de encaminhamento que o material não foi publicado anteriormente e não está sendo considerado para publicação em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico.

O Corpo Editorial da Revista Gestão & Saúde realiza esforço constante para garantir a veracidade e acuidade das opiniões e declarações publicadas no periódico. Entretanto, é preciso deixar claro que estas opiniões e declarações publicadas em artigos, correspondências e anúncios publicitários são de inteira responsabilidade dos autores e anunciantes correspondentes. Desta forma, o Corpo Editorial e seus respectivos colaboradores se isentam de qualquer responsabilidade pelas consequências advindas da publicação de opiniões ou declarações imprecisas ou enganosas.

 

  1. ENVIO DO MANUSCRITO

Endereço eletrônico para submissão:

https://revista.herrero.com.br/index.php/gestaoesaude/about/submissions    

 

  1. DIREITOS AUTORAIS

A submissão de artigo pelos autores implica que os mesmos concordam em transferir os direitos autorais do artigo à Sociedade Educacional Herrero, em caso de o artigo ser publicado. Para tanto, quando o artigo for enviado, os autores deverão anexar uma declaração de direitos autorais para a Revista Gestão & Saúde assinado por todos os autores.

 

  1. ANÁLISE E APROVAÇÃO DOS ORIGINAIS

Serão aceitos artigos em português e inglês. A decisão de aceitação para publicação é de responsabilidade dos Editores e baseia-se nas recomendações dos editores associados e do conselho editorial. Havendo modificações substanciais, elas são sugeridas aos autores, que ficam encarregados da revisão. Os artigos que não forem considerados aptos para publicação serão devolvidos aos autores, acompanhados de carta de justificativa.

 

  1. CARTA DE APRESENTAÇÃO

Os trabalhos deverão ser enviados e vir acompanhados de:

a) Carta de encaminhamento do manuscrito à Revista Gestão e Saúde;

b) Declaração de transferência de exclusividade e de direitos autorais à Revista Gestão e Saúde assinada por todos os autores;

c) Declaração de conflitos de interesses (se houver);

d) Descrição da contribuição(ões) do(s) autor(es) e patrocinador(es) no desenvolvimento da pesquisa, quando for o caso;

e) Cópia do registro de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa que envolvam seres humanos, quando for o caso;

f) Cópia do Termo de Consentimento Livre e Informado quando se tratar de pesquisas com seres

 

  1. TIPOS DE MANUSCRITOS ACEITOS PELA REVISTA 

ARTIGOS ORIGINAIS – Referem-se à divulgação de resultados de pesquisas experimentais ou observacionais. Devem conter os seguintes elementos: introdução, objetivos, material e métodos, resultados, discussão, conclusão e referências bibliográficas.

ARTIGOS DE REVISÃO – São trabalhos que têm por objeto resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos de investigação já publicados em revistas científicas. Refere-se a análise crítica de livros, artigos, sítios da internet, teses e monografias editadas no Brasil e no exterior e consideradas de interesse para o estudo da administração em saúde e ciências afins. Aceitam-se revisões sistemáticas, revisões críticas, revisões descritivas, metanálise, etc.

RELATO DE CASO – São artigos que representam dados descritivos de um ou mais casos explorando um método ou um problema, através de exemplo, demonstração e ilustração.

RELATO DE EXPERIÊNCIAS (DEPOIMENTOS) – Relatos contendo impressões sobre experiências profissionais aplicadas descrevendo uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para a área de atuação. Demonstra o contexto e as metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe de forma a contribuir para outros pesquisadores da área, ampliando o efeito da sua experiência como potencial exemplo para outros estudos e vivências.

Observação: título, resumo e referências não contam dentro do limite de palavras.

 

  1. FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

8.1 FORMATAÇÃO ESPECÍFICA

 Artigos científicos originais (pesquisa experimental, estudo observacional, etc.)

- Limite máximo 5.000 palavras (incluindo título, resumo, introdução, método, resultados, discussão, considerações finais, agradecimentos (quando necessário), conflitos de interesse (quando necessário,)tabelas, quadros, gráficos e referências).

- O Resumo deve conter de 100 a 250 palavras e ser estruturado em Introdução, objetivo, metodologia/material e métodos, resultados e conclusão.

 

Revisões (integrativas, sistemáticas, críticas, descritivas, metanálise,  etc.)

- Reflete uma abordagem ampla dos autores sobre determinado assunto, ao invés de uma mera sumarização sequencial de trabalhos da literatura.

- Limite máximo de 5.500 palavras incluindo resumo e palavras-chave, introdução, fontes de dados, seleção dos trabalhos, revisão, conclusão, agradecimentos (quando necessário), conflitos de interesse (quando necessário), referências bibliográficas, tabelas, figuras e legendas.

- O Resumo deve conter de 100 a 250 palavras e ser estruturado em Introdução, objetivo, metodologia (fontes de dados, seleção dos trabalhos), considerações finais.

 

Relatos de caso

- Casos clínicos de alto impacto e significância clínica.

- Deve incluir uma breve introdução, revisão da literatura detalhada e descrição do relato do caso a fim de ilustrar a revisão apresentada. É possível optar também por realizar uma breve introdução, apresentação do relato do caso clínico seguido de uma discussão para enfatizar a relevância clínica e apresentar o protocolo ou técnica descrita.

- Limite máximo de 2.000 palavras incluindo resumo e palavras-chave, introdução, revisão da literatura, relato do caso, discussão, conclusão, agradecimentos (quando necessário), conflitos de interesse (quando necessário), declaração de consentimento informado, referências bibliográficas, tabelas, figuras e legendas.

- O Resumo deve conter de 50 a 150 palavras e ser estruturado em introdução, objetivo, discussão e conclusão.

 

Relatos de Experiência

- O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Não corresponde a uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória.

- Limite máximo de 2.000 palavras apresentando uma introdução com marco teórico de referência para a experiência, os objetivos da vivência e expõe as metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos. Ao final apresentam-se os resultados observados e as considerações tecidas a partir dos mesmos.

- O Resumo deve conter de 50 a 150 palavras e ser estruturado em introdução, objetivo, metodologias, resultados e conclusão.

 

8.2. FORMATAÇÃO GERAL

8.2.1 Formatação do artigo

O artigo deverá ser redigido na ortografia oficial e de forma impessoal obedecendo as seguintes normas

  • Tamanho da página: A4.
  • Margens: 2,0 cm em cada um dos lados.
  • Numeração das páginas: em algarismos arábicos, de forma sequencial, localizada no canto superior direito. A contagem deve iniciar na página do título, porém, os números só devem aparecer a partir da página da introdução.
  • Espaçamento entre linhas: simples (1,0 cm) no Resumo e no Abstract e 1,5 cm no corpo do texto.
  • Título do artigo: com fonte Times New Roman tamanho 12, estilo caixa alta, em negrito e centralizado. Abaixo do título em português deve constar o título em inglês com a mesma fonte, tamanho 11, estilo caixa alta e itálico.
  • - Quando houver subtítulo, este deve ser escrito somente com a primeira letra da sentença em maiúscula e sem qualquer tipo de destaque.
  • Corpo do artigo: com fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5 cm.
  • Recuo do parágrafo: 1,25 cm.
  • As seções devem ser numeradas e escritas em caixa alta e negrito. O espaço de uma linha deve ser deixado separando a seção do início do texto do parágrafo.
  • O artigo é construído em sequência única, não havendo necessidade de quebra de página entre uma seção e outra.
  • Os artigos submetidos podem ser elaborados a partir de uma Pesquisa Experimental, Relato de Experiência, Relato de Caso Clínico e/ou Revisão de Literatura.

 

8.2.2. Estrutura do artigo

Elementos pré-textuais

TÍTULO

O título do artigo e deve ser conciso e esclarecedor, seguindo a formatação citada.

Autores

O artigo deve conter no máximo 6 autores que participaram efetivamente do trabalho cuja ordem de menção deve ser uma decisão conjunta dos coautores.

Os autores devem ser apresentados logo abaixo do título em inglês, alinhados à direita, citados pelo nome completo com o último sobrenome em caixa alta. Apresentar uma legenda numérica, sobrescrita ao final de cada nome, contendo os dados no rodapé da primeira página do artigo. O autor responsável e/ou correspondente deve ser identificado por um asterisco a frente do seu primeiro nome.

Os autores são responsáveis pela obtenção de autorização escrita das pessoas nomeadas no artigo, através da DECLARAÇÃO DE EXCLUSIVIDADE E DE DIREITOS AUTORAIS e sujeitos as implicações legais de direitos autorais. As pessoas que tenham contribuído intelectualmente para o artigo mas cujas contribuições não justifiquem a qualidade de coautor, podem ser indicadas na seção de agradecimentos, desde que expressa a autorização por escrito.

 Legenda dos autores

Deve ser escrita após as Keyword, ao final da primeira página alinhadas à esquerda, fonte Times New Roman e tamanho 11. Nesta legenda deve conter informações da titulação e/ou filiações institucionais e departamentos/Instituições nas quais o trabalho foi desenvolvido ou aos quais deve ser atribuído, fontes de apoio ou financiamento ou qualquer outra informação de relevância ao autor e/ou a pesquisa. O e-mail do autor correspondente deve ser citado logo após a legenda.

 

RESUMO

Escrito em fonte Times New Roman tamanho 11, com espaçamento simples (1,0) e parágrafo único, sendo que o número de palavras depende do tipo de pesquisa. Deve apresentar-se de forma estruturada contendo Introdução, Objetivo, Material e Métodos, Resultados e Conclusão, sequencialmente e com a identificação desses tópicos (dependendo do tipo de pesquisa).

Palavras-chave

De 3 a 5 palavras-chave extraídas dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), contido na página da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Escrito em fonte Times New Roman tamanho 10, com espaçamento simples (1,0) e com a borda das linhas superiores e inferiores aparentes.

ABSTRACT

Versão do resumo em língua inglesa.

Keywords

Correspondentes às palavras-chave em língua inglesa (consultar DeCS). 

Elementos textuais

INTRODUÇÃO

Contém a natureza do problema e seu significado, bem como o conhecimento prévio do tema abordado. Apresenta a fundamentação do estudo ou da observação fornecendo apenas dados rigorosamente pertinentes e amparados por referências bibliográficas. O objetivo é apresentado no último parágrafo dessa seção e não se deve incluir resultados ou conclusões do trabalho a que se refere o artigo.

METODOLOGIA OU MATERIAIS E MÉTODOS 

Devem ser descritos nessa seção os métodos usados para o desenvolvimento da pesquisa até chegar a escrita do artigo. Estes métodos poderão ser indicados sumariamente no resumo.

Os manuscritos de revisão bibliográfica deverão incluir nessa seção, denominada Metodologia, os métodos usados para localizar, selecionar, deduzir e organizar os dados.

Os artigos advindos de pesquisas experimentais, deverão descrever, na seção Materiais e Métodos, o modo de seleção das unidades de observação ou experimentação (pacientes ou animais de laboratório) incluindo os controles. Identificando as características relevantes para os critérios de inclusão e exclusão, os métodos, os aparelhos (indicar entre parênteses o nome e local dos fabricantes) e os procedimentos usados com as informações suficientes para permitir a outros investigadores reproduzirem os resultados. Identificar com precisão os fármacos e produtos químicos utilizados, incluindo a designação genérica, dose, e via de administração. Especificar os programas informáticos de utilização para tabulação do dados e testes estatísticos utilizados. Fornecer referências para os métodos consagrados, incluindo os métodos estatísticos.

Os relatos clínicos devem apresentar informação sobre todos os elementos importantes do estudo, identificando a escolha das intervenções e o protocolo da técnica.

Todas as informações contidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade de seus autores. Todo trabalho que empregue de investigação humana e/ou pesquisa animal deve indicar na seção METODOLOGIA/MATERIAL E MÉTODO, sua pronunciada concordância com os padrões éticos, acompanhado da cópia do certificado de aprovação de Comissão de Ética em Pesquisa registrada pela CONEP, de acordo com a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Brasil e indicar o número do Protocolo de Aprovação. Estudos envolvendo animais devem explicitar o acordo com os princípios éticos do cumprimento das instruções oficiais brasileiras que regulamentam pesquisas com animais (Leis 6.638/79, 9.605/98, Decreto 24.665/34) e os princípios éticos do COBEA (Colégio Brasileiro de Experimentação Animal).

Observação: Sugere-se utilizar o termo Metodologia quando trata-se de artigos de revisão e utilizar o termo Materiais e Métodos quando trata-se de artigos fruto de pesquisas observacionais, de campo ou experimentais.

RESULTADOS

Devem ser apresentados em uma sequência lógica de texto, tabelas, quadros, gráficos e ilustrações, sem repetição do conteúdo realçando ou resumindo apenas as observações importantes.  As figuras, tabelas, quadros, gráficos devem estar centralizados na página e acompanhadas de título em fonte Times New Roman tamanho 10 (acima) e legenda explicativa em fonte Times New Roman tamanho 10 (abaixo), contendo referência da fonte e ano de publicação. Os elementos utilizados para apresentação dos resultados seguem a normatização de Vancouver para apresentação e cotação de autores.

Figuras, Tabelas/Traçados, Gráficos e Quadros

  • As imagens devem ser incluídas ao longo do texto, conforme a sequência dos acontecimentos;
  • As figuras devem ser montadas em forma de pranchas com uma sequência lógica e acompanhadas de legenda explicativa com letras.
  • Todas as figuras devem ser citadas e nomeadas no texto (Figura 1, Figura 2, Figura 3A, Figura 3B, etc.);
  • As tabelas devem ser autoexplicativas e devem complementar e não duplicar o texto;
  • Devem ser numeradas com algarismos arábicos, na ordem em que são mencionadas no texto (Tabela 1, Tabela 2, etc.);
  • Cada tabela deve receber um título breve que expresse o seu conteúdo e são abertas nas laterais;
  • Se uma tabela tiver sido publicada anteriormente, inclua uma nota de rodapé dando o crédito à fonte original;
  • Os gráficos devem ser incluídos no texto em formato de imagem de boa resolução;
  • Os gráficos devem conter títulos e podem apresentar as mais variadas formas: colunas, barras, círculos, figuras e curvas, citando na legenda o ano e local de coleta dos dados;
  • Os quadros contém todos os dados da coleta feita, através de questionários, entrevistas, formulários ou na literatura. Na formatação deve conter título, apresentar colunas e ser fechado nas laterais.

DISCUSSÃO

Sintetiza as informações disponibilizadas nas seções anteriores, apresentando as limitações dos resultados incluindo as implicações para investigações futuras. Relaciona as observações com outros estudos importantes sem repetição do conteúdo. Realça os aspectos novos ou importantes do estudo, compara os dados evitando inferências não baseadas nos parâmetros definidos pelos autores dos trabalhos originais e apresenta as conclusões obtidas relacionadas com os objetivos do estudo baseado nos dados e nos resultados apresentados ao longo do trabalho. Nesta seção é possível enunciar novas hipóteses e incluir recomendações quando tal é possível e for apropriado.

Observação: Em alguns casos, para melhor demonstração dos resultados, os mesmos podem aparecer no mesmo tópico: RESULTADOS E DISCUSSÃO.

Citações

O nome do autor é opcional, porém quando utilizado, em citações diretas ou indiretas sempre devem ser seguido pela numeração sobrescrito após o nome (indiretas) ou ao final da frase (diretas).

As referências no texto devem subordinar-se à forma descrita nas normas de Vancouver, aceitando-se citações: Diretas com a reprodução fiel do texto do autor ou Indiretas sem manter as palavras tal qual o texto apresenta.

1)Somente numérica

As referências devem ser citadas em ordem crescente no parágrafo:

Exemplo:

“… it also survives in transitional environments with relatively low vegetation cover and greater dispersion of the human population5,32,33,49,50.”

2)Ou alfanumérica.

Exemplo:

- Um autor: Silva23

- Dois autores: Silva;Carvalho25

- Três autores ou mais: Silva et al.28

Observação: No formato Vancouver, a expressão et al. não é apresentada com o recurso itálico 

3) Quando o autor for citado no contexto:

Exemplo: “Nóbrega8 afirmou que geralmente o odontopediatra é o primeiro a observar a falta de espaço na dentição mista e tem livre atuação nos casos de Classe I de Angle com discrepância negativa acentuada”.

4) Quando não citado o nome do autor usar somente a numeração sobrescrita:

Exemplo:

“A epilepsia caracteriza-se pela presença de crises epiléticas recorrentes, na ausência de condição toxicometabólica ou febril.5”

CONCLUSÃO

Salienta o fechamento do objetivo(s) proposto(s) após finalizada a pesquisa na discussão. Demarca-se a contribuição científica deixada e focaliza se os resultados da pesquisa foram positivos ou negativos.

Se o trabalho não for conclusivo, a parte final deve ser intitulada como CONSIDERAÇÕES FINAIS.

 

Elementos pós textuais

AGRADECIMENTOS (opcionais)

É uma seção facultativa, breve e escrita após a seção de conclusão. Nos agradecimentos enquadram-se as seguintes situações: 

  • pessoas que tenham contribuído intelectualmente para o artigo ou prestaram apoio técnico mas cujas contribuições não justifiquem a qualidade de coautor;
  • contribuições que justifiquem um agradecimento mas não justifiquem a autoria, como por exemplo o apoio geral dado por um responsável de departamento ou instituições;
  • agradecimentos por auxílio técnico, apoio financeiro e material, cuja natureza deve ser especificada;
  • relacionamentos que possam implicar um conflito de interesses.

 

REFERÊNCIAS

Todos os autores citados no texto devem fazer parte das referências de forma sequencial e obedecendo à ordem de menção do manuscrito. Todo o material bibliográfico utilizado deve ser referenciado de acordo com as Normas de Vancouver.  É de responsabilidade dos autores do artigo a conferência de todas as referências citadas nas respectivas bases de dados.

  • Todos os artigos citados no texto devem constar nas referências bibliográficas;
  • Todas as referências bibliográficas devem constar citadas no texto;
  • As referências devem ser identificadas no texto em números sobrescritos e numeradas conforme as referências bibliográficas ao fim do artigo, que deverão ser organizadas na ordem em que aparecem no texto;
  • A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. As mesmas devem conter todos os dados necessários à sua identificação;
  • As referências devem ser apresentadas no final do texto obedecendo às Normas de Vancouver disponível emhttps://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html (Atualizado em 14 abril 2023).

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

           Nós, autores do trabalho, declaramos para os devidos fins, que o manuscrito não foi jamais publicado em nenhum outro periódico ou qualquer outra forma de publicação, bem como está sendo submetido para a apreciação exclusivamente da Revista Gestão & Saúde.

            Declaramos também que, em caso de aceite do referido artigo por parte da Revista Gestão & Saúde, concordamos que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Gestão & Saúde, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impressa sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e obtida, devendo, neste último caso, constar o competente agradecimento à Revista Gestão & Saúde.