MANEJO ODONTOLÓGICO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: UMA REVISÃO NARRATIVA

DENTAL MANAGEMENT FOR CHILDREN WITH DOWN SYNDROME: A NARRATIVE REVIEW

Autores

  • Elaine Cardozo GONÇALVES Faculdade Herrero
  • Pamela dos Santos Arriola SILVA Faculdade Herrero
  • Brenda Giselle Sanchez LEYTON Faculdade Herrero
  • Mharllon Rutyna SANTOS Faculdade Herrero
  • Patrícia Vida Cassi BETTEGA Faculdade Herrero

DOI:

https://doi.org/10.59974/1984-8153.2025.357

Palavras-chave:

Odontopediatria, Síndrome de Down, Saúde bucal

Resumo

Introdução: a Síndrome de Down é uma variação cromossômica provocada pela existência de uma cópia adicional do cromossomo 21, apresentando particularidades físicas, motoras, cognitivas e linguísticas.  Essa síndrome pode afetar a comunicação, a interação social e o comportamento dos seus portadores, durante os atendimentos odontológicos. Objetivo: investigar os desafios, enfatizando a relevância do treinamento técnico dos profissionais em relação ao manejo do comportamento infantil de pacientes com esta síndrome. Metodologia: foi realizada uma busca de artigos científicos publicados entre os anos de 2015 e 2025, em português e inglês, distribuídos de forma gratuita nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed) e Google Scholar. Os termos de busca utilizados foram “síndrome de Down e odontologia”; “síndrome de Down e cuidado odontológico”; “síndrome de Down e dificuldades no cuidado odontológico”, “Down syndrome AND dentistry”; “Down syndrome AND dental care” e “Down syndrome AND difficulties in dental care”. Dezesseis artigos foram selecionados para a escrita dessa revisão narrativa. Considerações finais: O atendimento odontológico de pacientes com Síndrome de Down representa um desafio significativo para os cirurgiões-dentistas. Esta revisão evidenciou que, embora existam estratégias de manejo eficazes como: adaptações no ambiente clínico, técnicas de comunicação alternativa e abordagens comportamentais ainda não há um consenso sobre um protocolo padronizado. Diante disso, torna-se fundamental a qualificação dos profissionais, com ênfase no conhecimento das particularidades sistêmicas e bucais dessa população, permitindo a criação de planos terapêuticos personalizados para garantir um atendimento odontológico adequado e de qualidade.

Biografia do Autor

Elaine Cardozo GONÇALVES, Faculdade Herrero

Acadêmica de Odontologia, Faculdade Herrero. Curitiba, Paraná, Brasil

Pamela dos Santos Arriola SILVA, Faculdade Herrero

Acadêmica de Odontologia, Faculdade Herrero. Curitiba, Paraná, Brasil

Brenda Giselle Sanchez LEYTON, Faculdade Herrero

Cirurgiã Dentista. Doutora em Odontologia. Professora do Curso de Odontologia da Faculdade Herrero. Curitiba, Paraná, Brasil

Mharllon Rutyna SANTOS, Faculdade Herrero

Cirurgião Dentista. Mestre em Odontologia. Professor do Curso de Odontologia da Faculdade Herrero. Curitiba, Paraná, Brasil

Patrícia Vida Cassi BETTEGA, Faculdade Herrero

Cirurgiã Dentista. Doutora em Odontologia. Professora do Curso de Odontologia da Faculdade Herrero. Curitiba, Paraná, Brasil

Downloads

Publicado

2025-12-03