MANEJO ODONTOLÓGICO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: UMA REVISÃO NARRATIVA
DENTAL MANAGEMENT FOR CHILDREN WITH DOWN SYNDROME: A NARRATIVE REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.59974/1984-8153.2025.357Palavras-chave:
Odontopediatria, Síndrome de Down, Saúde bucalResumo
Introdução: a Síndrome de Down é uma variação cromossômica provocada pela existência de uma cópia adicional do cromossomo 21, apresentando particularidades físicas, motoras, cognitivas e linguísticas. Essa síndrome pode afetar a comunicação, a interação social e o comportamento dos seus portadores, durante os atendimentos odontológicos. Objetivo: investigar os desafios, enfatizando a relevância do treinamento técnico dos profissionais em relação ao manejo do comportamento infantil de pacientes com esta síndrome. Metodologia: foi realizada uma busca de artigos científicos publicados entre os anos de 2015 e 2025, em português e inglês, distribuídos de forma gratuita nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed) e Google Scholar. Os termos de busca utilizados foram “síndrome de Down e odontologia”; “síndrome de Down e cuidado odontológico”; “síndrome de Down e dificuldades no cuidado odontológico”, “Down syndrome AND dentistry”; “Down syndrome AND dental care” e “Down syndrome AND difficulties in dental care”. Dezesseis artigos foram selecionados para a escrita dessa revisão narrativa. Considerações finais: O atendimento odontológico de pacientes com Síndrome de Down representa um desafio significativo para os cirurgiões-dentistas. Esta revisão evidenciou que, embora existam estratégias de manejo eficazes como: adaptações no ambiente clínico, técnicas de comunicação alternativa e abordagens comportamentais ainda não há um consenso sobre um protocolo padronizado. Diante disso, torna-se fundamental a qualificação dos profissionais, com ênfase no conhecimento das particularidades sistêmicas e bucais dessa população, permitindo a criação de planos terapêuticos personalizados para garantir um atendimento odontológico adequado e de qualidade.
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