AS CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA PARA O TRATAMENTO DE ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE

CONTRIBUTIONS OF DIALECTIC BEHAVIORAL THERAPY ON THE TREATMENT OF ADOLESCENTS WITH BORDERLINE PERSONALITY DISORDER

Autores

  • Kauana Gabriely Michalichen CORDEIRO Faculdade Herrero
  • Luana de Picoli de OLIVEIRA Faculdade Herrero
  • Tânia Mara de Góes FURTADO Faculdade Herrero

DOI:

https://doi.org/10.59974/1984-8153.2025.350

Palavras-chave:

Transtorno de personalidade borderline, Terapia comportamental dialética, Adolescentes

Resumo

Introdução: Comportamentos de risco, como impulsividade, automutilação e ideação suicida são sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline e representam um perigo para a qualidade de vida, especialmente em adolescentes. É crucial buscar formas de superar essas dificuldades no âmbito psicológico. Investigar técnicas na Terapia Dialética Comportamental (DBT) pode ajudar a prevenir comportamentos autolesivos e desadaptativos. Objetivo: Analisar, conforme apresentado na literatura, a eficácia da Terapia Comportamental Dialética para o tratamento do Transtorno de Personalidade Borderline em adolescentes. Materiais e Métodos: A pesquisa é básica e exploratória, sendo uma revisão integrativa com análise de conteúdo qualitativa. Resultados e Discussão: A análise de conteúdo foi estruturada em três eixos temáticos: o primeiro com a descrição das características típicas da adolescência, o segundo no entendimento do transtorno de personalidade borderline, em seu último eixo, forma selecionados nove artigos para compor um quadro que visa visualizar os efeitos da Terapia Comportamental Dialética em adolescentes. Considerações Finais: A Terapia Comportamental Dialética adaptada para adolescentes contribui para a melhora de comportamentos de risco e dos sintomas do transtorno de personalidade borderline e depressão. A razão é o desenvolvimento de cinco conjuntos de habilidades, baseados nos principais problemas associados à desregulação emocional nos adolescentes. Essas habilidades servem como ferramentas de manejo, tornando-os capazes de lidar com as exigências pessoais e cotidianas, que é principal fator de melhoria dos sintomas.

Biografia do Autor

Kauana Gabriely Michalichen CORDEIRO, Faculdade Herrero

Acadêmica do Curso de Psicologia da Faculdade Herrero, Curitiba, Paraná, Brasil.

Luana de Picoli de OLIVEIRA , Faculdade Herrero

Acadêmica do Curso de Psicologia da Faculdade Herrero, Curitiba, Paraná, Brasil.

Tânia Mara de Góes FURTADO, Faculdade Herrero

Psicóloga, Mestra em Gestão de Instituições de Educação Superior. Docente do Curso de Psicologia da Faculdade Herrero, Curitiba, Paraná, Brasil

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Publicado

2025-12-03