AS CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA PARA O TRATAMENTO DE ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE
CONTRIBUTIONS OF DIALECTIC BEHAVIORAL THERAPY ON THE TREATMENT OF ADOLESCENTS WITH BORDERLINE PERSONALITY DISORDER
DOI:
https://doi.org/10.59974/1984-8153.2025.350Palavras-chave:
Transtorno de personalidade borderline, Terapia comportamental dialética, AdolescentesResumo
Introdução: Comportamentos de risco, como impulsividade, automutilação e ideação suicida são sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline e representam um perigo para a qualidade de vida, especialmente em adolescentes. É crucial buscar formas de superar essas dificuldades no âmbito psicológico. Investigar técnicas na Terapia Dialética Comportamental (DBT) pode ajudar a prevenir comportamentos autolesivos e desadaptativos. Objetivo: Analisar, conforme apresentado na literatura, a eficácia da Terapia Comportamental Dialética para o tratamento do Transtorno de Personalidade Borderline em adolescentes. Materiais e Métodos: A pesquisa é básica e exploratória, sendo uma revisão integrativa com análise de conteúdo qualitativa. Resultados e Discussão: A análise de conteúdo foi estruturada em três eixos temáticos: o primeiro com a descrição das características típicas da adolescência, o segundo no entendimento do transtorno de personalidade borderline, em seu último eixo, forma selecionados nove artigos para compor um quadro que visa visualizar os efeitos da Terapia Comportamental Dialética em adolescentes. Considerações Finais: A Terapia Comportamental Dialética adaptada para adolescentes contribui para a melhora de comportamentos de risco e dos sintomas do transtorno de personalidade borderline e depressão. A razão é o desenvolvimento de cinco conjuntos de habilidades, baseados nos principais problemas associados à desregulação emocional nos adolescentes. Essas habilidades servem como ferramentas de manejo, tornando-os capazes de lidar com as exigências pessoais e cotidianas, que é principal fator de melhoria dos sintomas.
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