IMPACTOS DA PANDEMIA NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
DOI:
https://doi.org/10.59974/1984-8153.2023.35Palavras-chave:
necessidades especiais, covid, pandemia, educação especial.Resumo
Introdução: O conceito de deficiência se transmutou historicamente, estas pessoas eram estigmatizadas, excluídas e marginalizadas, a política de inclusão na sociedade, consiste em uma proposta recente. A partir do desenvolvimento da ciência, de políticas públicas, e a afirmação dos direitos humanos, que houve uma transformação cultural no modo de conceber e significar o que é a pessoa com deficiência. Objetivo: Esta análise visa identificar o que a literatura apresenta a respeito dos impactos da pandemia (Covid-19) na aprendizagem de crianças com necessidades especiais. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, tendo como base as publicações científicas em SciELO - Scientific Electronic, portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) no período de 2020 a 2022. Resultados: Os critérios de inclusão para delimitação dos estudos selecionados foram: estudos relacionados à escolarização de crianças pertencentes a educação especial durante a pandemia da Covid-19. Foram excluídos os estudos relacionando à saúde, a educação e a pandemia da Covid-19 que não apresentasse relação com a aprendizagem de crianças com necessidades especiais. A partir destes critérios foram selecionados 5 artigos. No banco de dados SciELO foram encontrados 26 artigos, sendo 4 selecionados e PePSIC foram encontrados 3 artigos, sendo 1 selecionado. Considerações finais: O acesso à educação de qualidade com equidade constitui um direito de todos os públicos, sendo assim, qualquer intervenção educacional deve ser adaptada com base nas necessidades especificas de cada sujeito frente ao adoecimento e/ou dificuldades.
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