AVALIAÇÃO DOS FATORES INFLUENCIADORES DA RESISTÊNCIA DE UNIÃO DOS CIMENTOS BIOCERÂMICOS: REVISÃO DE LITERATURA

EVALUATION OF FACTORS INFLUENCING THE BOND STRENGTH OF BIOCERAMIC CEMENTS: A LITERATURE REVIEW

Autores

  • Allanda Rossi Paulino de MACEDO Faculdade Herrero
  • Villiane Cristina Oliveira SANTOS Faculdade Herrero
  • João Gabriel Gava SAUCHUK Faculdade Herrero
  • Sergio Herrero MORAES Faculdade Herrero
  • Karine Santos FRASQUETTI Faculdade Herrero

DOI:

https://doi.org/10.59974/1984-8153.2025.349

Palavras-chave:

Resistência de União, Cimentos Biocerâmicos, Adesividade

Resumo

Introdução: A obturação do sistema de canais radiculares evidencia a ação complementar e expressiva da tríade endodôntica (abertura coronária, preparo químico-mecânicos dos canais e o selamento endodôntico), assim, deixando em evidência a importância de se eliminar os espaços vazios deixados dentro dos sistemas de canais radiculares. Objetivo: Revisão de literatura, avaliando os fatores influenciadores da resistência de união dos cimentos biocerâmicos na obturação do sistema de canais radiculares na Endodontia, apresentando suas principais utilizações, vantagens e desvantagens. Metodologia: Esta revisão de literatura foi realizada com buscas nas bases de dados Google Acadêmico, PubMed e SciELo com ano de publicação dos últimos 10 anos, sendo assim, de 2014 a 2024. Foram adotados como termos de buscas: Resistência de União em Cimentos Biocerâmicos, Endodontia e Cimentos Biocerâmicos, em português e inglês. Resultados: A estratégia inicial de pesquisa e busca resultou num total de 50 artigos. A partir do resultado foram excluídos 40 artigos após a leitura de títulos e resumos. Assim, foram selecionados 10 artigos para se realizar a leitura integralmente. Considerações finais: O presente estudo trouxe em destaque a importância da escolha criteriosa do cimento biocerâmico e do protocolo para a obturação dos sistemas de canais radiculares. Evidenciando que a resistência de união desses materiais a dentina é um fator determinante para um selamento adequado e assim, para o sucesso a longo prazo do tratamento endodôntico.

Biografia do Autor

Allanda Rossi Paulino de MACEDO, Faculdade Herrero

Acadêmica do Curso de Odontologia da Faculdade Herrero, Curitiba, Paraná, Brasil.

Villiane Cristina Oliveira SANTOS, Faculdade Herrero

Acadêmica do Curso de Odontologia da Faculdade Herrero, Curitiba, Paraná, Brasil.

João Gabriel Gava SAUCHUK, Faculdade Herrero

Cirurgião Dentista. Mestre em Odontologia. Professor do Curso de Odontologia da Faculdade Herrero. Curitiba, Paraná, Brasil

Sergio Herrero MORAES, Faculdade Herrero

Cirurgião Dentista. Doutor pela UNESP. Gestor Educacional Faculdade Herrero, Curitiba, Paraná, Brasil

Karine Santos FRASQUETTI, Faculdade Herrero

Cirurgiã Dentista. Doutora em Odontologia pela PUC-PR. Docente do curso de Odontologia da Faculdade Herrero, Curitiba, Paraná.

Downloads

Publicado

2025-12-03