COLÁGENO HIDROLISADO COMO UMA OPÇÃO NUTRICIONAL NO ENVELHECIMENTO DA PELE: PERSPECTIVAS E PESQUISAS ATUAIS

HYDROLYZED COLLAGEN AS A NUTRITIONAL OPTION IN SKIN AGING: PERSPECTIVES AND CURRENT RESEARCH

Autores

  • Luciana MATTANA Faculdade Herrero
  • Luciana GIBBERT Faculdade Herrero

DOI:

https://doi.org/10.59974/1984-8153.2025.347

Palavras-chave:

Envelhecimento da pele , Peptídeos bioativos, Colágeno oral , Nutrição estética , Regeneração cutânea

Resumo

Introdução: O envelhecimento da pele traz mudanças tanto na estrutura quanto na função, o que impacta sua aparência e sua saúde. Nesse cenário, o colágeno hidrolisado vem ganhando destaque como um suplemento que pode ajudar a cuidar da pele. Objetivo: Este estudo consistiu em fornecer atualizações acerca do consumo de colágeno hidrolisado no contexto do envelhecimento da pele. Metodologia: Para isso, realizou-se uma revisão de literatura utilizando materiais científicos publicados de abril de 2020 a abril de 2025, e a partir disto, foi realizada uma análise cuidadosa sobre os efeitos do consumo oral de colágeno hidrolisado, abordando os mecanismos que podem estar por trás desses benefícios, a absorção dos peptídeos pelo organismo e os resultados que têm sido obtidos em estudos clínicos. Considerações finais: A literatura indica que, embora os benefícios pareçam promissores em alguns casos, ainda é preciso aprofundar as pesquisas e melhorar os métodos utilizados para confirmar de forma mais sólida a eficácia desse suplemento.

 

 

Biografia do Autor

Luciana MATTANA, Faculdade Herrero

Esteticista Cosmetóloga, Mestre em Ciências. Coordenadora e Docente do Curso de Estética na Faculdade Herrero. Curitiba, Paraná, Brasil

Luciana GIBBERT, Faculdade Herrero

Nutricionista, Mestre em alimentação e Nutrição, Doutora em Ciências Farmacêuticas. Docente de estética na Faculdade Herrero.

Downloads

Publicado

2025-12-03