EFICIÊNCIA DA MENSURAÇÃO DA COR REALIZADA POR MEIO DE ESCÂNERES INTRAORAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

EFFICIENCY OF COLOR MEASUREMENT PERFORMED USING INTRAORAL SCANNERS: A LITERATURE REVIEW

Autores

  • Valcemir Vinícius Senke LUSTOSA Instituto Odontológico das Américas
  • Tatiana Miranda DELIBERADOR Instituto Odontológico das Américas
  • Regina Maria Helen Cot MARCOS Instituto Odontológico das Américas
  • Marcelo Issao IMANO Instituto Odontológico das Américas
  • Ana Paula Gebert de Oliveira FRANCO Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.59974/1984-8153.2023.30

Palavras-chave:

Escâner, Intraoral, Cor

Resumo

Introdução: A evolução dos materiais restauradores diretos e indiretos tem permitido a reabilitação de sorrisos estéticos e que apresentam maior naturalidade. Dessa forma, a seleção das cores referentes às estruturas dentárias com o intuito restaurador e protético é uma fase do trabalho que envolve enorme percepção por parte do profissional quando realizada de forma visual. Métodos instrumentais com a utilização de espectrofotômetros e escâneres intraorais têm sido utilizados mais recentemente. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre a eficiência dos escâneres intraorais na seleção das cores dentais. Metodologia: A revisão de literatura foi realizada utilizando a base de dados PubMed, onde foram encontrados 63 artigos dos últimos 10 anos, desses foram revisados e selecionados 37 artigos referentes ao tema de estudo. Considerações finais: A seleção das cores com o auxílio de instrumentos digitais como escâneres intraorais não apresenta boa fidelidade quando comparados com as mensurações realizadas com espectrofotômetros, considerados padrão ouro na seleção das cores. Porém, apresentam maior eficiência que o método visual. Método este que é subjetivo e influenciado pela experiência do observador.

Biografia do Autor

Valcemir Vinícius Senke LUSTOSA, Instituto Odontológico das Américas

Especialista em Implantodontia, Periodontia e Prótese do Instituto Odontológico das Américas.

Tatiana Miranda DELIBERADOR, Instituto Odontológico das Américas

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2001), mestrado (2005), doutorado (2007) em Odontologia, Área de Periodontia, pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP e pós-doutorado em Periodontia (2016) pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto/USP. Especialista em Implantodontia. Atualmente é professora da Faculdade ILAPEO, nos Cursos de Mestrado e Doutorado, coordena o Curso de Especialização em Periodontia. Coordenadora do Curso Internacional de Odontologia em Miami, realizado no Miami Anatomical Research Center (M.A.R.C. Institute). Professora da Rede IOA, Curitiba/PR. Diretora financeira da COOP-ODONTO, cooperativa de trabalho odontológico especializado. Presidente da Câmara Técnica de Odontologia Digital do CRO-PR. 

Regina Maria Helen Cot MARCOS, Instituto Odontológico das Américas

Mestre em Odontologia Clínica pela Universidade Positivo (2014). Especialista em Prótese Dentária pela UFPR (2012). Especialista em Implantodontia na Universidade Positivo (2016). Graduada em Odontologia pela PUC-PR (1995).  Professora do Curso de Especialização em Implantodontia, Periodontia e Prótese do Instituto Odontológico das Américas.

Marcelo Issao IMANO, Instituto Odontológico das Américas

Graduação em Odontologia pela Fundação de Ensino Tecnológico de Alfenas (1994). Especialista em Odontologia Estética e Reabilitação Oral (UFPR), Especialista em Odontologia Legal (UP), Especialista em Periodontia (SL Mandic) e Mestre em Implantodontia (SL Mandic). Professor do Curso de Especialização em IMplantodontia, Periodontia e Prótese do Instituto Odontológico das Américas.

Downloads

Publicado

2023-12-04