REVASCULARIZAÇÃO PULPAR COM MTA EM DENTE IMATURO: RELATO DE CASO CLÍNICO

PULP REVASCULARIZATION WITH MTA IN AN IMMATURE TOOTH: CLINICAL CASE REPORT

Autores

  • Adeildes Santos de Souza REZENDE Instituto Gois Aguiar
  • Maria Gabriela Cardoso Bento LIMA Instituto Gois Aguiar
  • Beatriz Pereira Lisboa BELFORT Instituto Gois Aguiar
  • Michelle de Paula FARIAS Instituto Gois Aguiar
  • Nayane Chagas Carvalho ALVES Instituto Gois Aguiar
  • Lilian Trindade Gois AGUIAR Instituto Gois Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.59974/1984-8153.2025.289

Palavras-chave:

Endodontia, Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico, Tratamento do Canal Radicular

Resumo

Introdução: A terapia de revascularização/regeneração pulpar é considerada uma alternativa promissora à apicificação, permitindo a continuação do desenvolvimento radicular, fechamento apical e cicatrização periapical em dentes com rizogênese incompleta de polpa necrótica e pulpite irreversível. Tal abordagem consiste na desinfecção dos sistemas de canais radiculares, por meio de pouco ou nenhum desbridamento mecânico, irrigação abundante e medicação intracanal, seguida da indução de um sangramento da região periapical, o qual irá preencher o canal radicular com coágulo sanguíneo. Em seguida, o dente é selado na porção cervical com Agregado Trióxido Mineral (MTA). Objetivo: Relatar um caso clínico de tratamento endodôntico utilizando a técnica de revascularização pulpar com uso de biocerâmico em dente anterior com rizogênese incompleta e paredes radiculares delgadas. Considerações finais: Conclui-se que a correta indicação e desinfecção completa do canal radicular são fatores primordiais para o sucesso da revascularização pulpar. No presente relato observou-se a remissão de sinais e sintomas demonstrando sucesso clínico da terapia empregada.

Biografia do Autor

Adeildes Santos de Souza REZENDE, Instituto Gois Aguiar

Cirurgiã Dentista pela Universidade Federal de Sergipe e especialista em Endodontia pelo Instituto Góis Aguiar. Aracaju, Sergipe, Brasil.

Maria Gabriela Cardoso Bento LIMA, Instituto Gois Aguiar

Cirurgiã Dentista pela Universidade Tiradentes e especialista em Endodontia pelo Instituto Góis Aguiar. Aracaju, Sergipe, Brasil.

Beatriz Pereira Lisboa BELFORT, Instituto Gois Aguiar

Cirurgiã-Dentista pela Universidade Tiradentes. Especialista em Endodontia São Leopoldo Mandic. Mestrado em odontologia pela Universidade Federal de Sergipe. Professora de pós-graduação em Endodontia no Instituto Gois Aguiar em Aracaju/Sergipe. Aracaju, Sergipe, Brasil.

Michelle de Paula FARIAS, Instituto Gois Aguiar

Cirurgiã-Dentista pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Endodontia pela Associação Brasileira de Odontologia-Sergipe e em Gestão em Saúde Pública e da Saúde pela Universidade Tiradentes. Mestre em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe. Professora de pós-graduação em Endodontia no Instituto Gois Aguiar em Aracaju/Sergipe. Aracaju, Sergipe, Brasil.

Nayane Chagas Carvalho ALVES, Instituto Gois Aguiar

Cirurgiã dentista. Doutora em clínicas odontológicas. Docente no curso de Pós-graduação em Endodontia do Instituto Gois Aguiar. Aracaju, Sergipe, Brasil

Lilian Trindade Gois AGUIAR, Instituto Gois Aguiar

Cirurgiã-Dentista pela Universidade Federal de Sergipe.  Especialista em endodontia pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS pelo Hospital Sírio-Libanês. Mestre em Endodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic Campinas. Diretora acadêmica da escola de Pós-graduação em Odontologia, Instituto Gois Aguiar em Aracaju. Professora de Cursos de pós-graduação e Coordenadora de cursos de Especialização em Endodontia em Aracaju. Aluna do Doutorado em Odontologia na Universidade Federal de Sergipe - PRODONTO. Aracaju, Sergipe, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-12-03