PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE JOGO INTERATIVO PARA ENSINO DE SAÚDE BUCAL A CRIANÇAS

PROPOSAL FOR THE DEVELOPMENT OF AN INTERACTIVE GAME FOR TEACHING ORAL HEALTH TO CHILDREN

Autores

  • Thayne Feitosa Oliveira JURAVSKI Faculdade Herrero
  • Wanderleia Martins Aparecida de SOUZA Faculdade Herrero
  • Luana Yurye KIRA Faculdade Herrero
  • Patrícia Vida Cassi BETTEGA Faculdade Herrero

DOI:

https://doi.org/10.59974/1984-8153.2025.287

Palavras-chave:

odontopediatria, ludoterapia, jogos e brinquedos, gamificação

Resumo

Introdução: a inclusão de jogos digitais na Odontologia representa uma abordagem moderna e eficaz para a promoção da saúde bucal entre crianças que, por seu método lúdico proporciona às mesmas, uma maneira interativa e envolvente de aprender, permitindo que compreendam a importância dos hábitos de higiene bucal e cuidados com a ingesta alimentar de forma ativa e divertida. Objetivo: desenvolvimento de um protótipo de jogo digital sobre saúde bucal relacionado ao controle mecânico de biofilme dental e do diário alimentar, destinado às crianças de 7 a 10 anos de idade. Metodologia: Previamente à elaboração da proposta, realizou-se uma revisão de literatura sobre o tema, incluindo artigos publicados entre os anos de 2014 e 2024. entre os anos de 2014 e 2024, em língua inglesa e portuguesa, nas bases de dados LILACS, Bireme, SciELO, PubMed e Google Scholar, resultando em 782 artigos. Treze artigos foram selecionados, por meio de critérios de inclusão e exclusão, para a escrita do trabalho. Para a elaboração do protótipo do jogo foi escolhida a plataforma Unity que contempla a dinâmica de perguntas e respostas, por meio de uma interface virtual, combinando diferentes linguagens acessíveis ao público infantil. Discussão: a gamificação apresenta um impacto positivo na promoção da saúde bucal infantil. Estratégias lúdicas, quando bem estruturadas e implementadas, captam a atenção das crianças e aumentam sua motivação para o aprendizado. Conclusão: A gamificação na Odontologia facilita a assimilação do conhecimento, estimula a adoção de hábitos preventivos e contribui para a melhoria da saúde bucal e da qualidade de vida infantis.

Biografia do Autor

Thayne Feitosa Oliveira JURAVSKI, Faculdade Herrero

Acadêmica de Odontologia, Faculdade Herrero. Curitiba, Paraná, Brasil.

Wanderleia Martins Aparecida de SOUZA, Faculdade Herrero

Acadêmica de Odontologia, Faculdade Herrero. Curitiba, Paraná, Brasil.

Luana Yurye KIRA, Faculdade Herrero

Acadêmica de Odontologia, Faculdade Herrero. Curitiba, Paraná, Brasil.

Patrícia Vida Cassi BETTEGA, Faculdade Herrero

Cirurgiã Dentista. Doutora em Odontologia. Professora do Curso de Odontologia da Faculdade Herrero. Curitiba, Paraná, Brasil

Downloads

Publicado

2025-12-03