VISÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ANTE A APLICAÇÃO E BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO
NURSING TEAM'S VIEW ON THE BENEFITS OF THE KANGAROO METHOD APPLIED TO PREMATURE NEWBORN
DOI:
https://doi.org/10.59974/1984-8153.2025.278Palavras-chave:
Método Canguru, Recém-nascido Prematuro, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Papel do Profissional de EnfermagemResumo
Introdução: O Método Canguru (MC) é um modelo de assistência a bebês prematuros com finalidade de estimular o desenvolvimento precoce e promover o vínculo afetivo entre o bebê e seus pais ou cuidadores. Objetivo: estudo esclarecer a visão da equipe de enfermagem sobre os benefícios do método canguru na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura realizada a partir da análise de artigos publicados em língua portuguesa e inglesa entre os anos de 2018 e 2023 indexados nas bases de dados eletrônicas: Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed. Resultados: Foram incluídos na revisão 13 artigos que atendiam o enfoque do estudo e com isso elencaram-se duas categorias distintas na discussão, sendo elas: (I) Os benefícios do Método Canguru para o recém-nascido e (II) A visão da equipe de enfermagem sobre os benefícios do Método Canguru aplicado ao recém-nascido prematuro. Considerações Finais: A equipe de enfermagem deve ser capacitada e precisa conhecer o método como um todo e tudo que o envolve, para que assim esses profissionais possam promover seu trabalho de forma eficiente e prestando atendimento de qualidade e respeito ao recém-nascido e sua família.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Revista Gestão & Saúde, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Gestão & Saúde, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Revista Gestão & Saúde. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Sim, eu concordo em cumprir os termos da declaração de direitos autorais.
Sim, eu concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade .