CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA ÁREA DA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

CURRICULARIZATION OF EXTENSION IN THE HEALTH FIELD: A MULTIPROFESSIONAL EXPERIENCE REPOR

Autores

  • Paula Maria Ferreira de FARIA Faculdade Herrero
  • Beatriz Helena CECCATO Faculdade Herrero
  • Silvia Jaqueline Pereira de SOUZA Faculdade Herrero

DOI:

https://doi.org/10.59974/1984-8153.2024.262

Palavras-chave:

Extensão, Ensino Superior, Multiprofissional, saúde

Resumo

Introdução

: A curricularização da extensão no Ensino Superior é compreendida sob a perspectiva da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão preconizada pela legislação brasileira.

Objetivo: descrever um projeto multiprofissional desenvolvido no processo de curricularização da extensão em uma Instituição de Ensino Superior privada do Município de Curitiba-PR. Metodologia: descrever o relato de experiência, com abordagem qualitativa, a extensão curricularizada realizada pelos cursos de Psicologia e Odontologia em uma Instituição de Ensino Superior privada no município de Curitiba-PR, cujo campo de prática das atividades foi uma residência terapêutica de longa duração para pacientes psiquiátricos. Resultados e discussão: Por meio da atividade de extensão curricularizada, os acadêmicos tiveram a oportunidade de ultrapassar os limites e o campo de conhecimento da sala de aula, compreendendo a área da saúde de forma mais ampla e com suas diferentes interfaces. Considerações finais: A oportunidade de vivenciar o trabalho em equipe, de forma interdisciplinar e multiprofissional, coloca o estudante no protagonismo de sua formação profissional sob uma perspectiva  cidadã e configura uma possibilidade de ressignificar a formação em saúde, promovendo desenvolvimento teórico-prático multiprofissional com vistas à atenção à saúde e promoção do bem-estar da comunidade

Biografia do Autor

Paula Maria Ferreira de FARIA, Faculdade Herrero

Pós doutora em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR. Doutora e Mestre em Educação pela UFPR. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Teoria e Prática de Ensino UFPR. Coordenadora do Curso de Psicologia Faculdade Herrero

Beatriz Helena CECCATO, Faculdade Herrero

Mestre em Psicologia pela UFPR. Membro do Banco de Avaliadores do MEC/INEP. Docente do Curso de Psicologia Faculdade Herrero.

Silvia Jaqueline Pereira de SOUZA, Faculdade Herrero

Enfermeira. Doutora pela UFPR. Coordenadora e Docente no Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Herrero.

Downloads

Publicado

2024-11-21