PSICOEDUCAÇÃO EM PARENTALIDADE POSITIVA
PSYCHOEDUCATION IN POSITIVE PARENTING
DOI:
https://doi.org/10.59974/1984-8153.2024.243Palavras-chave:
Psicologia , Desenvolvimento infantil , Alienação Parental , Divórcio, PsicoeducaçãoResumo
Introdução: O estudo avalia a eficácia de um Workshop de Parentalidade Positiva (WPP) em casos de alienação parental. Realizado com genitores em conflito na Vara de Família da Comarca da Lapa-PR, o workshop visou conscientizar sobre os impactos dos comportamentos parentais no desenvolvimento infantil. Materiais e métodos: Utilizou-se da psicoeducação, com base na Lei 12.318/10, aplicada em um workshop, com o intuito de conscientizar os genitores sobre como seus comportamentos influenciam no desenvolvimento de seus filhos. Após três meses de participação no workshop, um questionário foi aplicado para avaliar mudanças comportamentais. Resultado e discussão: Os resultados, baseados em 24 respostas, indicaram melhorias significativas: 83% dos participantes relataram profunda reflexão sobre suas atitudes, 96% demonstraram maior compreensão sobre alienação parental e suas consequências, e 88% refletiram sobre suas ações em relação aos filhos. Houve redução nas discussões na presença das crianças e aumento na conscientização sobre os efeitos negativos dos conflitos. A maioria (75%) passou a incentivar a convivência das crianças com o ex-cônjuge. Contudo, a comunicação sobre a rotina das crianças entre ex-cônjuges ainda precisa melhorar. Considerações finais: O estudo conclui que o WPP é eficaz em promover mudanças positivas nas práticas parentais, embora destaque a necessidade de suporte contínuo para manter e aprimorar esses resultados.Downloads
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