PERCEPÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL

PERCEPTION OF MENTAL HEALTH IN THE EDUCATIONAL CONTEXT

Autores

  • Ana Caroline Lopes BATISTA
  • Leticia Rocha BERNARDINO
  • Janete Maria da Silva BATISTA
  • Silvia Jaqueline Pereira de SOUZA

DOI:

https://doi.org/10.59974/1984-8153.2024.181

Palavras-chave:

Doença Crônica , Transtorno Mental , Estudante , Professor

Resumo

Introdução: As doenças não transmissíveis (DCNTs) representam um desafio para a saúde pública no Brasil e no mundo, trazendo gastos excessivo para os cofres públicos pois se tratam de doenças crônicas como: transtornos mentais, diabetes, hipertensão, câncer, acidentes de trânsitos, dentre outras. Objetivo: Compreender a saúde mental no contexto educacional. Metodologia: A coleta dos dados ocorreu entre os meses de agosto e setembro de 2023, por meio de questionário estruturado de 12 perguntas aplicado à comunidade acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Curitiba. Resultados: Participaram da pesquisa 22 participantes na faixa etária de 19 a 26 anos, com predomínio do sexo feminino, de cor branca, com ensino superior incompleto e solteiro. A maioria dos participantes relataram não ter diagnostico de psicopatologia. Dentre os que relataram diagnóstico, a ansiedade com sintomas físicos foi predominante, sendo, inclusive, uma condição que prejudica o seu desempenho no estudo e no trabalho. Sono e lazer entre os participantes da pesquisa apresentaram a mesma proporção. Considerações Finais: O presente estudo foi importante para ter uma noção de realidade sobre a saúde mental da comunidade acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Curitiba, de maneira a orientar ações preventivas.

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Publicado

2024-06-18