A VIDA QUE EU LEVO: UMA AÇÃO VOLTADA AO AUTOCONHECIMENTO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
THE LIFE I LEAD: AN ACTION FOCUSED ON THE SELF-KNOWLEDGE OF CHILDREN IN INSTITUTIONAL CARE SITUATIONS
DOI:
https://doi.org/10.59974/1984-8153.2024.162Palavras-chave:
Crianças acolhidas, Autoimagem, negligência, FamíliaResumo
Introdução: Este relato de experiência é resultado de um processo de elaboração, planejamento e execução de oficinas destinadas ao autoconhecimento de crianças em situação de acolhimento institucional na região sul do país. Metodologia: Ao todo, foram realizadas dez oficinas com temas específicos, que versavam sobre identidade, história de vida, preferências pessoais, família, emoções, violações e direitos humanos. Resultados: Os resultados alcançados demonstraram que o significado atribuído ao acolhimento depende de variáveis diversas e nem sempre possíveis de serem mensuradas de forma concreta. Além disso, significar e ressignificar esse evento são processos contínuos facilitados pela fala e expressão lúdica dos sentimentos. Considerações finais: Ao produzir este relato, espera-se fornecer subsídios para demais intervenções protetivas à saúde mental de crianças em situação de acolhimento institucional.
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