ENVELHECIMENTO HUMANO E SUBJETIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO
HUMAN AGING AND SUBJECTIVITY: A CASE STUDY
DOI:
https://doi.org/10.59974/1984-8153.2023.139Palavras-chave:
Subjetividade, envelhecimento, Psicologia Histórico-CulturalResumo
Introdução: Este estudo é parte integrante do Projeto de Iniciação Científica do Curso de Psicologia da Faculdade Herrero e fundamentou-se nos referenciais teórico-epistemológicos da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski, visando analisar a formação da subjetividade em indivíduos idosos na sociedade contemporânea. Objetivo: O objetivo geral desta pesquisa foi compreender como o envelhecimento é vivenciado na sociedade contemporânea. Como objetivos específicos, pretendeu-se identificar como os participantes vivenciam a construção de seu próprio processo de envelhecimento e esclarecer relações entre a constituição da subjetividade e o processo de envelhecimento em pessoas idosas na sociedade contemporânea. Materiais e Métodos: A pesquisa, de caráter qualitativo, relata um estudo de caso único do grupo da Faculdade Aberta da Maturidade (FAM) da Faculdade Herrero, onde foram analisados cinco encontros do grupo, ocorridos entre os meses de julho a setembro de 2023. Resultados e Discussão: Foram utilizados recursos que estimularam e promoveram a expressão artístico-criativa dos participantes, o que se coaduna ao referencial teórico-epistemológico da Psicologia Histórico-Cultural. O formato dos encontros permitiu a agência dos participantes, que assumiram o protagonismo das reflexões acerca do próprio processo de constituição da subjetividade durante o envelhecimento. Considerações Finais: Conclui-se que ao propiciar um espaço de expressão da subjetividade por meio das atividades artístico-criativas e da dialogia, as atividades desenvolvidas na FAM promoveram reflexões e discussões que contribuíram para a melhoria das relações de comunicação e interação social das pessoas idosas. Considera-se que, para compreender a constituição da subjetividade durante o envelhecimento, é imprescindível conhecer as formas de apreender e significar em seu contexto cultural e historicamente situado.
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