PERCEPÇÃO DE PSICÓLOGOS ACERCA DO MODELO DENVER DE INTERVENÇÃO PRECOCE PARA O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

PSYCHOLOGISTS' PERCEPTION OF THE DENVER MODEL OF EARLY INTERVENTION FOR AUTISTIC SPECTRUM DISORDER

Autores

  • João Victor Nascimento dos SANTOS Faculdade Herrero
  • Vagner José COSTA
  • Paula Maria Ferreira de FARIA

DOI:

https://doi.org/10.59974/1984-8153.2023.107

Palavras-chave:

Autismo, Modelo Denver, Intervenção precoce, Psicologia

Resumo

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento com características de déficits persistentes em comunicação social e interação, juntamente com comportamentos restritos e repetitivos. O Early Start Denver Model (ESDM) ou Modelo Denver de Intervenção Precoce é um método de intervenção que identifica e trabalha déficits em crianças que apresentam risco de desenvolver autismo, reduzindo os sintomas e comportamentos disruptivos. Objetivo: O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a percepção de psicólogos sobre o Modelo Denver de Intervenção Precoce no TEA. Método: Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo exploratório com enfoque interpretativista, com a utilização de uma entrevista semiestruturada. Participaram desta pesquisa quatro psicólogas com experiência no ESDM. Os dados foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdo. Resultados: Os dados apontaram a eficácia do Modelo Denver, indicando também desafios e limitações da intervenção, tais como a dificuldade na mensuração dos objetivos terapêuticos, restrições relacionadas ao número de horas de intervenção, falta de adaptação à cultura local, custos elevados para a certificação do terapeuta e lentidão no processo de capacitação. Conclusão: O estudo oferece uma base sólida para futuras pesquisas e contribui para uma compreensão mais completa do ESDM no contexto brasileiro, indicando possíveis direções para o desenvolvimento e aprimoramento desse modelo terapêutico.

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Publicado

2023-12-04